sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

BACALHAU DA DONA MARLY



Eu simplesmente a d o r o bacalhau! E a minha sogra, Marly, faz um que fica uma delícia – ainda mais cozido em fogão à lenha. É incrível como tudo o que sai dele fica mais gostoso. A única coisa difícil é acender o fogo. Dá um pouco de trabalho ir atrás de madeira, no caso de quem mora na cidade, e depois fazer o fogo pegar sem deixar sujeira na cozinha.

Em uma de minhas tentativas para esquentar um simples chá de erva cidreira, minha mãe pensou que eu estava colocando fogo na casa! É que eu comecei a soprar as brasas pensando que o fogo pegaria mais rápido. O resultado foi muita fumaça e cinzas para todo o lado, dureza!!!

Ingredientes:

1,500Kg de bacalhau – 3 cebolas – 6 tomates – 2 pimentões – 1 colher ( de sopa ) de alecrim – 4 dentes de alho –  azeite à vontade – 50g de azeitonas chilenas pretas – 4 ovos e meio quilo de batatas.

Modo de fazer:

Coloque o bacalhau de molho em água gelada durante dois dias e troque a água mais ou menos a cada três horas para retirar o sal. Fazer o molho é muito simples: leve ao fogo uma frigideira grande e funda com o azeite e o alho. Quando o alho estiver dourado, acrescente os pimentões cortados em tiras até eles ficarem um pouco murchos.



Depois, coloque as cebolas cortadas em quatro e, por último, os tomates e as azeitonas. Agora é a hora de acomodar as postas de bacalhau na frigideira com o molho. Em outra panela, cozinhe as batatas. Doure-as em uma frigideira com azeite e três dentes de alho. Em seguida, é só decorar a travessa de bacalhau com batatas, ovos cozidos e cebolinha verde picadinha. Sirva com arroz branco e salada. 


Ahh, e não se esqueça de caprichar na decoração da mesa!!!

3 comentários:

  1. Pena que só faz longe de casa.

    ResponderExcluir
  2. Le, vamos fazer esse bacalhau em abril!
    Bjs,

    Mari

    ResponderExcluir
  3. Tive o prazer de degustar esse maravilhoso prato da Dona Marly, falei pra ela nem em Lisboa comi um tão bom e caprichado!! Amei!!

    ResponderExcluir