segunda-feira, 20 de junho de 2011

COMBINAÇÃO PERFEITA



Meninas, não pensem que goiabada com queijo é a única combinação perfeita. Banana com doce de leite é simplesmente tudo de bom! Por isso decidi dividir uma receita deliciosa que fiz esta semana em casa e que aprendi em um daqueles programas de culinária do Gnt – cá entre nós, tem canal melhor? Se não me engano foi em “Receitas de Chuck”.

Aparentemente, a receita me pareceu doce demais. Só que a combinação da banana com o doce de leite e mais um creme levíssimo de café deixa tudo no ponto. E é super fácil de fazer, nem precisa colocar no forno. Menti. Seria mais fácil se tivesse todos aqueles poderosos apetrechos de cozinha da Flávia Pantoja (Simplesmente Delícia). Um processador é fundamental para facilitar a vida e, no caso, para triturar os biscoitos que serviram de base para a sobremesa.

Mas prometo que na casa nova (me mudo este ano!) vou investir na minha cozinha!

Ingredientes:

20 biscoitos recheados (Negresco) / ¼ de xícara de manteiga sem sal derretida / 1 lata de leite condensado / 2 xícaras de creme de leite fresco / ¼ de xícara de açúcar de confeiteiro / duas colheres de sopa de café bem forte/ duas bananas prata.

Modo de preparo:

1a. Camada: Triture 20 biscoitos Negresco e acrescente a manteiga derretida. Coloque uma camada da farinha em uma bela taça, vai ser a base da sobremesa. Em uma vasilha, pique as bananas em rodelas e esprema limão por cima para evitar que elas fiquem escuras. Em seguida, faça uma segunda camada de bananas e cubra com uma boa colherada de doce de leite.





O segredo da sobremesa está no doce de leite que é feito de leite condensado!! Minha mãe fazia demais quando eu era pequena. Coloque a lata em uma panela cheia de água e deixe ferver por umas 3h30. Espere a lata esfriar completamente para poder abri-la! Cheque sempre o volume de água dentro da panela, pois a latinha deve estar sempre coberta.

Depois do doce, coloque mais uma camada de bananas e arremate com o creme de café. Para prepará-lo, coloque em uma vasilha o creme de leite fresco e bata até formar picos de neve. Acrescente o açúcar de confeiteiro e continue batendo. Por último coloque o café forte. Neste caso, eu optei pelo Ristretto, da Nexpresso, e coloquei toda a xícara. Não se esqueça que o café deve estar frio! Bata até o creme de leite ficar consistente.

Acrescente uma colher de sopa do creme à sobremesa e finalize com farelinhos de biscoito. Pronto, malfeito feito!!!!

Bjs!!    



4 comentários:

  1. Humm..que delicia Mari...Eu tb vi essa receita no GNT...licenca maternidade serve pra isso, neh? hehehe...O misterio eh: como ter tempo para fazer, ainda mais vc que tem 2 pimpolhos aih?? Com Pedro aqui ainda nao consegui fazer as receitas que anoto nem organizar o guarda-roupa com o que nao me serve mais....hahahha..beijos!Keila

    ResponderExcluir
  2. Oi Keiloca!!

    Realmente é difícil fazer outras atividades durante a licença maternidade. Mas aproveito meu tempo nas horas em que o Antonio dorme, afinal não tenho babá... Consegui arrumar o meu guarda-roupa e o do Alvinho!! Estou fazendo mágica!! rsrs

    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Mari, Deus que me livre! Deve ser uma delícia, mas é uma bomba calórica! Leite condensado, Negresco, manteiga, creme de leite, banana?? Socorro!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz!! Ficou demais! Deliciosa... Agora aperfeiçoarei! Grata amiga! Super divulgado no Facebook! Beijos em você e nos seus meninos...!

    ResponderExcluir