quarta-feira, 17 de agosto de 2011

TRUFAS COM TANGERINA E GERMANA...



Tem doce melhor que chocolate? Eu amo de paixão, acho que 90% das minhas receitas de doce tem pelo menos um pinguinho de chocolate. E essa trufa com raspas de tangerina é tudo de bom mesmo!!! Além de ser deliciosa, é do tipo “faça você mesmo” e acaba virando uma diversão para os convidados. Em vez de enrolar as trufas (zero paciência...), cada um pode moldar a sua com uma colherzinha e depois escolher uma cobertura, que pode ser cacau, nozes picadas...

O segredo é escolher uma vasilha linda de morrer para servir a trufa! Eu escolhi uma antiga, de porcelana inglesa da mammy... E as tangerinas são do pomar lá de casa!!!

Ingredientes:

300 ml de creme de leite fresco / 3 barras de chocolate meio amargo / 1 colher de sopa de manteiga / raspas de tangerina / 1 pitada de sal / 1 dose de cachaça (ou de sua bebida preferida)

Modo de preparo:

Despeje o creme de leite em uma panela e deixe esquentar até ficar bem quente. Mas atenção, porque o creme não pode ferver. Tire do fogo e acrescente uma colher de sopa de manteiga sem sal e raspas de tangerina a gosto. Mexa.

Depois, em uma tigela à parte, pique três barras de chocolate e acrescente o creme de leite quente. Mexa até derreter. Em seguida, coloque uma pitada de sal e uma boa dose de bebida, no caso escolhi a cachaça mineira Germana. Mas também fica bom com conhaque, whisky, vodka...



Misture tudo e escolha uma vasilha bem linda para colocar a trufa. Esfrie por duas horas na geladeira  e sirva com cacau, castanhas moídas ou biscoito. Cada um pode moldar sua trufa da forma que quiser!!!



Bjs!!!




sexta-feira, 1 de julho de 2011

SAIA PLISSADA



A moda surpreende até mesmo quando traz de volta ideias do passado. É o que acontece com o retorno das saias plissadas às ruas e às principais semanas de moda do mundo todo. As preguinhas estão com tudo! É fácil encontrá-las em blogs de street style internacionais. Aqui no Brasil ainda é difícil encontrar mulheres usando as saias, sobretudo as de modelos longos ou midi. Mas elas são lindas e super femininas, vale a pena investir.

A saia que a Nataly está usando era da minha mãe, quando o plissado era o grito da moda!! Ela guardou três, uma de cada cor: rosa chock, creme e verde bem clarinho, Na época, ela me contou que as usava com os famosos twin sets, aqueles conjuntinhos de blusa e casaquinhos bem anos 50. Agora a regra mudou. Para dar um ar descontraído, você pode usar a saia plissada com camisetas bacanas ou com blusas de linha grossa no inverno. Nesta época do ano, também vale combinar a saia com meia grossa!





Em minha opinião, o modelo de preguinhas não serve para todas. Para quem é gordinha ou tem quadris largos, melhor esquecê-las. As meninas que têm seios grandes devem deixar de lado os modelos de cintura alta. Aliás, qualquer modelo de cintura alta...






Então, vamos reviver o plissê minha gente!!!
As boas ideias não devem ser esquecidas.

segunda-feira, 20 de junho de 2011

COMBINAÇÃO PERFEITA



Meninas, não pensem que goiabada com queijo é a única combinação perfeita. Banana com doce de leite é simplesmente tudo de bom! Por isso decidi dividir uma receita deliciosa que fiz esta semana em casa e que aprendi em um daqueles programas de culinária do Gnt – cá entre nós, tem canal melhor? Se não me engano foi em “Receitas de Chuck”.

Aparentemente, a receita me pareceu doce demais. Só que a combinação da banana com o doce de leite e mais um creme levíssimo de café deixa tudo no ponto. E é super fácil de fazer, nem precisa colocar no forno. Menti. Seria mais fácil se tivesse todos aqueles poderosos apetrechos de cozinha da Flávia Pantoja (Simplesmente Delícia). Um processador é fundamental para facilitar a vida e, no caso, para triturar os biscoitos que serviram de base para a sobremesa.

Mas prometo que na casa nova (me mudo este ano!) vou investir na minha cozinha!

Ingredientes:

20 biscoitos recheados (Negresco) / ¼ de xícara de manteiga sem sal derretida / 1 lata de leite condensado / 2 xícaras de creme de leite fresco / ¼ de xícara de açúcar de confeiteiro / duas colheres de sopa de café bem forte/ duas bananas prata.

Modo de preparo:

1a. Camada: Triture 20 biscoitos Negresco e acrescente a manteiga derretida. Coloque uma camada da farinha em uma bela taça, vai ser a base da sobremesa. Em uma vasilha, pique as bananas em rodelas e esprema limão por cima para evitar que elas fiquem escuras. Em seguida, faça uma segunda camada de bananas e cubra com uma boa colherada de doce de leite.





O segredo da sobremesa está no doce de leite que é feito de leite condensado!! Minha mãe fazia demais quando eu era pequena. Coloque a lata em uma panela cheia de água e deixe ferver por umas 3h30. Espere a lata esfriar completamente para poder abri-la! Cheque sempre o volume de água dentro da panela, pois a latinha deve estar sempre coberta.

Depois do doce, coloque mais uma camada de bananas e arremate com o creme de café. Para prepará-lo, coloque em uma vasilha o creme de leite fresco e bata até formar picos de neve. Acrescente o açúcar de confeiteiro e continue batendo. Por último coloque o café forte. Neste caso, eu optei pelo Ristretto, da Nexpresso, e coloquei toda a xícara. Não se esqueça que o café deve estar frio! Bata até o creme de leite ficar consistente.

Acrescente uma colher de sopa do creme à sobremesa e finalize com farelinhos de biscoito. Pronto, malfeito feito!!!!

Bjs!!    



sábado, 18 de junho de 2011

IT`S ROCK`N ROLL!!



O inverno é bom demais, minha estação do ano preferida. Temperatura ideal para namorar, dormir, trabalhar, ficar em casa sem fazer nada, enfurnada debaixo do cobertor na frente da TV vendo filmes e comendo bobagens de todo tipo. Sem contar que é a época do ano em que a gente fica mais elegante.

Por isso, resolvi comemorar o friozinho criando o primeiro look inverno do blog. E com ares rock`n roll, que eu amo. Todas as vezes que vou à São Paulo, não resisto e acabo dando pelo menos uma passadinha na galeria do rock. Enquanto o Adriano garimpa vinis, eu corro para as lojas de camisetas e assessórios. O Alvinho vai junto, claro, ele também adora!
.
Como minhas roupas estão apertadas por causa dos quilinhos extras que ganhei na gravidez (só 20 kg, coisa pouca), chamei minha irmã para fazer as fotos. Minha mãe me ajudou a escolher as peças, ficou tudo em família mesmo! A Natália ficou meio envergonhada, mas topou. Eu amei o resultado!







São tempos de trench coats, botas, saias longas, vestidos com meia grossa, casacos de linha, cachecol, pashmina e peles – sintéticas, por favor, antes que alguém me arranque um pedaço.

Vamos curtir o frio, gente!!!




 Bjs!! 

terça-feira, 31 de maio de 2011

MOÇA PRENDADA



Repórter geralmente tem uma vida muito louca. Corre atrás das notícias e do tempo, dos “furos” e das fontes. É assim aqui em casa desde que me entendo por gente, quando descobri que meu pai era jornalista. Fazer outra atividade é um Deus nos acuda! É preciso ter muita disciplina para não largar a academia, o curso de línguas, a dieta ou o MBA pela metade.

E se eu contar que tenho uma grande amiga que além de jornalista é costureira? Juro que não sei como ela consegue esta proeza, mas Viviane Basile tem até um ateliê em casa onde cria vestidos, colchas, toalhas de mesa e ainda borda... No início pensei que era onda. Inventou de costurar para ficar menos estressada com a rotina do trabalho e, logo, logo desistiria dessa coisa custosa.

Para meu espanto, ela levou o hobby a sério. Se inscreveu em todos os cursos de costura da cidade, ficou fera!!! Super caprichosa, pedi a ajuda da Viviane para montar o enxoval do Antonio e fazer, sob medida, protetores e lençóis para dois berços antigos. Escolhemos as cores e as estampas dos tecidos. Em algumas semanas busquei minha encomenda. Um luxo!!



Coloquei um bercinho pequeno no meu quarto para o Antonio ficar mais próximo, pelo menos nos primeiros dois meses. Facilita demais a vida dos pais, pois acordamos várias vezes à noite para amamentar e trocar fraldas. Ah, esse berço ganhei de presente da minha mãe quando eu era pequena. Ali dormiam minhas bonecas! Quando o Antonio ficar maiorzinho, vai passar para outro berço, uma antiguidade que também foi do Alvinho. Como eles ficarão no mesmo quarto, decidi combinar a roupa de cama dos dois irmãos. Deu certinho!




A única exigência do Alvinho era que o quarto não tivesse cara de bebê, afinal ele tem 8 anos. Adorei a ideia porque não gosto muito de motivos infantis demais... Fiquei super feliz com o resultado! Tinha mil ideias na cabeça, mas como mudaremos de casa em seis meses, decidimos fazer poucas alterações no quarto.





Então é isso... Estava morrendo de saudades do blog, mas é difícil atualizá-lo e cuidar de um bebê ao mesmo tempo. Confesso que já estava na maior agonia!! Prometo que vou me esforçar para aparecer mais vezes por aqui.

Para quem gostou do trabalho da Viviane, passa lá no blog do Ateliê Basile. Tem cada coisa linda... Ela aceita encomendas de todo o Brasil

Bjs!  


segunda-feira, 16 de maio de 2011

LEMBRANCINHAS DO ANTONIO



Para comemorar a chegada do Antonio, decidi encomendar lembrancinhas para entregar na maternidade. Deixei este detalhe para o final da gestação. Não que seja menos importante. Mas porque tive uma dificuldade enorme de encontrar alguma coisa que tivesse o meu estilo e fosse original com um preço acessível. Pensei até em exercitar minhas habilidades manuais... Pensei demais e a vontade passou.



Até que eu descobri, por indicação de uma amiga, o Chá das Duas: uma empresa de fotografia, arte e design. O Chá, como o próprio nome diz, reúne duas sócias super talentosas, a designer Raquel Salaro e a fotógrafa Tainá Frota. E tudo o que envolve o trabalho dessas duas tem um perfume retro cheio de charme, onde o foco está nos casamentos. Sim, no grande dia!

A empresa cria convites, lembrancinhas, cada detalhe da papelaria do casamento. Tudo bem diferente do que estamos acostumadas a ver por aí... E as fotos são um luxo! São delicadas e modernas, com um toque antigo ao mesmo tempo. Suas criações lembram muito imagens que vemos em blogs estrangeiros, talvez pelo fato de as duas terem passado temporadas fora do país.



A decoração da loja é um sonho. Todos os armários branquinhos, com puxadores antigos. Vintage e leve ao mesmo tempo. Tudo lindo, vale a pena uma visita! Mas elas só atendem com hora marcada!

Chá das Duas: (61) 3037.6622 ou 8118.4891.
CLN 111 Bloco D sala 210.

terça-feira, 3 de maio de 2011

ANTONIO CHEGOU!



Antonio chegou em um dia lindo, 19 de abril, dia de Santo Expedito!

Era início da tarde, em Brasília. É difícil descrever a sensação de colocar um filho no mundo, talvez seja o momento mais emocionante na vida de uma pessoa. Foram 39 semanas de espera, de enjôos, de alegrias, de fúrias (uma mulher grávida vai do céu ao inferno em poucos minutos) e de ansiedade para conhecer seu filho. E quando este dia chega temos a certeza de que o amor é a essência de tudo.

Esperamos pelo parto natural, assim como foi o nascimento do Alvinho em 2002. Mas tivemos que fazer uma cesariana de emergência por causa de uma circular de cordão bem apertada no pescoço do Antonio. Em minha última consulta de rotina, minha medica decidiu: vamos fazer a cirurgia agora! Eu e o Adriano ficamos preocupados. Mas tinha que ser assim.


Roupinha da mamãe quando era bebê

Não foi a toa que Antonio nasceu no dia de Santo Expedito. Dizem que é o santo das causas urgentes. Ele geralmente é chamado nos casos que exigem solução imediata. Por isso, ele não adia a sua ajuda para o dia seguinte! E foi exatamente o que aconteceu... Antonio nasceu com saúde, graças a Deus!





A semana foi de pura alegria e a Páscoa de 2011 sempre será lembrada com carinho. Estamos muito felizes, a família está completa! Adriano agora é pai de dois e Álvaro ganhou um irmão, foram muitos anos pedindo um de presente para o papai Noel.

Mesa da Páscoa




Seja bem vindo Antonio Pereira Ceolin!



terça-feira, 12 de abril de 2011

NOSTALGIA



Todos nós devemos praticar o desapego. Guardar de lembrança? Melhor não, hoje em dia os espaços são mínimos. Geralmente, faço uma triagem no meu guarda roupa duas vezes por ano e dôo tudo o que deixei de vestir no período. Dizem que roupas sem uso deixam a energia da casa estagnada e que isso, definitivamente, não é bom de jeito nenhum!

Ok, este foi meu discurso de sempre. Só que preciso confessar uma coisa: já me arrependi algumas vezes de ter passado para frente absolutamente tudo o que eu achava que não usaria mais. Peças lindas que voltaram às páginas de revistas – o mundo fashion é assim... E que agora custam o “olho da cara” ou que são difíceis de encontrar no mercado. Por isso, o ideal é praticar o desapego sem deixar a reflexão de lado.

Agora que estou grávida do Antonio, por exemplo, me lembrei que poderia ter guardado algumas peças únicas do enxoval do Álvaro, ele tinha cada manta bordada linda! Bem, estou contando esta história porque na semana passada minha mãe disse que havia guardado algumas poucas roupinhas de quando eu e minhas irmãs éramos pequenas. Quando abrimos a caixa, que surpresa!!!! Voltamos ao passado....

Que sensação boa! Me lembrei de todos eles, de dias especiais... Vou postar as fotos de alguns deles. Encontramos ainda dois vestidos que minha mãe usava quando estava grávida de mim e, depois, de minhas irmãs. Todos desenhados por ela!! E é claro que eu decidi usá-los, ainda bem que deu tempo. Afinal, já estou na 38a. semana de gestação.









Nos divertimos muito com as fotos! E ela de voltar ao passado e me ver com os vestidos que foram dela há 33 anos. Conclusão do momento nostalgia: vale a pena guardar pouquíssimas coisas para viver momentos especiais como este...












Bjs!


Fotos: Arilda Helena
Última imagem: Alvinho